voltar para portugal

28 October 2008

ontem surgiu a hipótese de voltar para Portugal. um e mail que me fez pensar duas vezes se quero retornar. durante o dia a ideia foi-se ajeitando na minha cabeça e no meu coração. ultimamente tenho pensado que não quero voltar, mas hoje esta hipótese fez-me pensar a sério na possibilidade.. não cheguei a nenhuma conclusão.
o engraçado é que quando cheguei a casa, durante uma arrumação (muito necessitada) do meu quarto, encontrei este texto que escrevi à uns meses quando estava de férias em Portugal. estava sentada sozinha debaixo de uma sombra na esplanada do Noobai em Lisboa.

"vou começar a escrever aqui no bloco como se fosse um caderno.
o meu país.
se eu fosse poeta escrevia muitas coisas sobre este sentimento estranho de pertença profunda e distância tamanha. deste súbito perceber a essência das cidades e dos países e ver a alma das pedras e sentir as árvores, o oceano e os rios. subitamente entender tudo isto, realizar tudo isto e mesmo assim não querer ficar.
porque me sinto melhor não reconhecendo a minha identidade no que me rodeia? porque me sinto melhor afastada de Portugal? porque em Portugal tudo é triste. tudo tem alma. tudo tem vida. tudo chora e de todas as coisas se desprende o que me parece um líquido viscoso chamado melancolia. porque em Portugal a portuguesa que sou vem ao de cima e transborda uma certa languidão, preguiçosa tristeza, sei lá..
enfim."
1 de Agosto de 2008


tem piada.

5 comments:

angela* (´H´ is for Happiness-photo) said...

Não sei porquê, mas acho que aqui é demasiado pequenino para ti...és uma joaninha e por isso precisas de voar, voar, voar! :)

uva trincada said...

:) obrigada!
às vezes preciso de ser encorajada.. não a ficar holanda ou a não voltar para portugal, mas a perseguir os meus sonhos e não optar pelo caminho mais fácil..

eu adoro portugal, é lindo!! as pessoas são lindas... a minha família e amigos estão aí, e aqui? o que tenho? um emprego mt fixe, mas isso n é assim tão importante para mim..
mas há qualquer coisa no meu umbigo me diz para prosseguir, continuar... continuar nesta aventura que tive a coragem de começar! e assim o vou fazer :)

Anonymous said...

Voa nessas asas, se elas te levarem daqui... FORÇA!!! se elas um dia te trouxerem... FORÇA!!!

sê feliz e continua a entregar-te com paixão a tudo :)
agarra-te a essa coragem e voa muito muito muito

BOM VOOOOOO

tenho muito orgulho em ti ;)
beijocas

mara*

martapalmeira said...

mas o que foi isso que te fez queres voltar? mas concordo com elas, aqui não vais ser feliz, pelo menos por enquanto:)
o mundo está à tua espera!
muitos beijos
marta

uva trincada said...
This comment has been removed by the author.